TERAPIA DA FALA
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objeticvo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
SINAIS DE ALERTA
Não reage a sons do dia-a-dia.
Parece não entender o que as pessoas lhe dizem.
O contacto ocular é reduzido/ausente.
Aos dois anos não fala ou diz poucas palavras.
Aos três anos não faz frases.
As pessoas não conseguem entender o que a criança diz.
Tem dificuldades em se relacionar e interagir com outras crianças.
Troca, omite ou distorce sons ou partes das palavras.
Troca sons ou letras quando está a ler ou escrever.
Apresenta dificuldades na leitura e na escrita.
Fica rouco ou sem voz com frequência.
Ao falar, bloqueia ou repete muitas vezes o mesmo som, sílaba ou palavra.
Engasga-se ou tem dificuldades ao engolir alimentos sólidos ou líquidos.
Tem dificuldades a morder, mastigar ou controlar o alimento na boca.
Respira predominantemente pela boca.
Recusa alimentos sólidos ou apenas come uma variedade muito restrita de alimentos.
AVALIAÇÃO
Para se entender a origem e o impacto das dificuldades de cada criança, é aconselhada a realização de uma avaliação especializada, consoante as dificuldades/queixas referidas. Para a avaliação é necessário o levantamento de todo o historial da criança, bem como uma avaliação direta com a criança.
O tipo de avaliações mais comuns são:
- Avaliação da comunicação pré-verbal;
- Avaliação da articulação verbal;
- Avaliação da linguagem em idade pré-escolar;
- Avaliação da leitura e escrita (pré-requisitos linguísticos);
- Avaliação da alimentação (sucção / mastigação / deglutição / seletividade alimentar).
COMUNICAÇÃO
Comunicação é um processo complexo onde ocorre troca de informação entre dois intervenientes. A comunicação pode ser realizada de diversas formas e através de combinações verbais (uso da linguagem – oral ou escrita) e não verbais (olhar, expressão facial, postura, gestos e linguagem corporal).
FALA | ARTICULAÇÃO VERBAL E FLUÊNCIA
Fala é a acção motora que possibilita a emissão de sons, de palavras e de frases, sendo o principal método verbal oral de transmissão de mensagens.
Uma das suas vertentes é a articulação verbal que consiste na produção oral dos fonemas/sons. Outra das suas componentes é a fluência que diz respeito ao débito, ou seja, consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas.
LINGUAGEM
Linguagem é a capacidade de entender e utilizar palavras e frases com significado. Envolve a vertente de compreensão (linguagem recetiva) e a de expressão (linguagem expressiva).
A linguagem diferencia-se em três componentes principais:
- Forma | regras que gerem os sons e todas as suas possíveis combinações (fonologia), formação e estrutura interna das palavras (morfologia), e organização das palavras numa frase (sintaxe);
- Conteúdo | significado das palavras e interpretação das suas combinações (semântica);
- Uso | adaptação e adequação da linguagem ao tipo de contexto social (pragmática).
VOZ
Voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala, através do movimento das cordas vocais. A qualidade vocal pode ficar comprometida (por questões orgânicas ou funcionais) e a intervenção em terapia da fala centra-se na prevenção da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.
LEITURA E ESCRITA
A linguagem escrita é a capacidade de descodificar e se expressar através de letras, palavras e frases escritas. Ao contrário da linguagem oral, a linguagem escrita pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O terapeuta fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.
ALIMENTAÇÃO
Consulta especializada para a criança com desafios alimentares, utilizando uma abordagem interdisciplinar integrada, com a possibilidade de abranger vários profissionais que, através do trabalho conjunto e integração de saberes, proporcionam uma resposta adequada a todas as crianças com disfagia, perturbações da alimentação de base sensorial e desafios alimentares, contribuindo deste modo para um desenvolvimento harmonioso e bem-estar da
criança.
O terapeuta da fala com formação específica em alimentação na criança procura identificar as barreiras que limitam o desenvolvimento e conforto das habilidades alimentares da criança, dentro das seguintes áreas: motoras, sensoriais, fisiológica e aspetos relacionados com a refeição, vivências e rotinas alimentares.
ALIMENTAÇÃO
- Perturbação do Espectro do Autismo
- Surdez
- Atraso Global do Desenvolvimento
- Paralisia Cerebral
- Trissomia 21
- Alterações cromossómicas
- Outros síndromes
- Outras patologias do neurodesenvolvimento
DRA. JOANA FIRMINO

Cédula Profissional nº C-033857180
FORMAÇÃO Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Pós-graduada em Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas. Pós-graduada em Média Duração em Terapia da Fala em Contexto Educacional. Formada pelo Programa de Linguagem do vocabulário Makaton – Comité Makaton Portugal. Formada em Autismo: do diagnóstico e intervenção precoce à vida pós-escolar com participação nos workshops Sistema de Comunicação por Troca de Símbolos (PECS) e Autismo, música, Comunicação e Linguagem. Formada da ACLLE.
RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL 2005-2009 Terapeuta da Fala estagiária em diferentes locais ao longo da licenciatura (Departamento da Criança e da Família do Hospital de Santa Maria, Serviço de neonatologia, APPACDM Lisboa, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Fernando da Fonseca). Desde 2010 Terapeuta da Fala na Associação / Colégio Infante de Sagres e em contexto particular.
DRA. TÂNIA LAVRA
DRA. CRISTIANA FLORES
Especialidade | Terapeuta da Fala