terapia da fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objeticvo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

áreas de intervenção

Leitura e Escrita

 

A linguagem escrita é a capacidade de descodificar e se expressar através de letras, palavras e frases escritas. Ao contrário da linguagem oral, a linguagem escrita pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O terapeuta fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita. 

Comunicação

 

Comunicação é um processo complexo onde ocorre troca de informação entre dois intervenientes. A comunicação pode ser realizada de diversas formas e através de combinações verbais (uso da linguagem – oral ou escrita) e não verbais (olhar, expressão facial, postura, gestos e linguagem corporal).

Fala

 

Fala é a acção motora que possibilita a emissão de sons, de palavras e de frases, sendo o principal método verbal oral de transmissão de mensagens.

 

Uma das suas vertentes é a articulação verbal que consiste na produção oral dos fonemas/sons. Outra das suas componentes é a fluência que diz respeito ao débito, ou seja, consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas.

 

 

 

Linguagem

 

Linguagem é a capacidade de entender e utilizar palavras e frases com significado. Envolve a vertente de compreensão (linguagem recetiva) e a de expressão (linguagem expressiva).

 

A linguagem diferencia-se em três componentes principais:

Forma | regras que gerem os sons e todas as suas possíveis combinações (fonologia), formação e estrutura interna das palavras (morfologia), e organização das palavras numa frase (sintaxe);

Conteúdo | significado das palavras e interpretação das suas combinações (semântica);

Uso | adaptação e adequação da linguagem ao tipo de contexto social (pragmática).

Voz

 

O Voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala, através do movimento das cordas vocais.

 

A qualidade vocal pode ficar comprometida (por questões orgânicas ou funcionais) e a intervenção em terapia da fala centra-se na precenção da sintomatologia, na cessão dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.

Comunicação


Consulta especializada para a criança com desafios alimentares, utilizando uma abordagem interdisciplinar integrada, com a possibilidade de abranger vários profissionais que, através do trabalho conjunto e integração de saberes, proporcionam uma resposta adequada a todas as crianças com disfagia, perturbações da alimentação de base sensorial e desafios alimentares, contribuindo deste modo para um desenvolvimento harmonioso e bem-estar da criança.


O terapeuta da fala com formação específica em alimentação na criança procura identificar as barreiras que limitam o desenvolvimento e conforto das habilidades alimentares da criança, dentro das seguintes áreas: motoras, sensoriais, fisiológica e aspetos relacionados com a refeição, vivências e rotinas alimentares.