terapia ocupacional

As principais ocupações de uma criança são brincar e aprender.

É o papel do terapeuta ocupacional, em parceria com os pais, intervir sobre as competências motoras, cognitivas, sensoriais e sociais que limitam o sucesso da criança no desempenho destas ocupações para que possa participar com o seu potencial máximo nos contextos onde está envolvida (casa, escola).

O terapeuta ocupacional ajuda ainda os pais e educadores na selecção de materiais e na adaptação do ambiente de forma a favorecer a aqusição de novas competências. É assim o objetivo do Terapeuta Ocupacional ajudar a criança a alcançar a sua independência em todas as atividades da vida diária.

áreas de intervenção

Integração Sensorial

Todas as nossas TO’s têm especialização em IS
 

Integração Sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações vindas do nosso próprio corpo e do exterior e torna possível o uso efectivo do corpo no meio.

 

Nesta intervenção promovemos um ambiente estruturado e reconfortante, para que a criança seja capaz de integrar as sensações que o ambiente lhe proporciona, e para que o seu cérebro as organize e integre dando uma resposta adaptativa adequada.

 

Não espere mais e marque uma avaliação!

AVD's

ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

 

Entende-se por AVD’s todas as actividades de auto-cuidados (alimentação, higiene pessoal, vestir/ despir, mobilidade) e de integração na comunidade, gestão do ambiente e da sua vida (ir às compras, gerir o dinheiro, utilizar o telefone e computador, limpar, cozinhar, utilizar os transportes).


A Sala de Atividades da Vida Diária (AVD’s) proporciona às crianças/jovens, portadores de uma deficiência ou limitação, a oportunidade de aprender/re-aprender a desempenhar de forma adequada e adaptativa as AVD’s que encontram no seu dia-a-dia, dando-lhes o máximo de funcionalidade e autonomia para que consigam ser o mais independentes possível. 

Membro Superior

 

Na intervenção em pediatria, com visão na reabilitação e aquisição das funções do membro superior, o terapeuta utiliza actividades escolares, da vida diária ou lúdicas para motivar a aprendizagem da criança, como a manipulação de objectos, construção de puzzles, construções em legos, vestir/despir, pegar na caneta, etc.

 

O terapeuta ocupacional auxilia ainda na aquisição de produtos de apoio

Escrita

“Escrever” é uma competência essencial para a vertente escolar das crianças e jovens.


No entanto, é tão essencial como complexa, pelo que a dificuldade na escrita exige uma avaliação detalhada por parte do Terapeuta Ocupacional de modo a encontrar quais as fragilidades que poderão estar a influenciar negativamente e, consequentemente, intervir sobre elas. 

Alimentação

SINAIS DE ALERTA 

 

Não gostar de lavar os dentes;

Recusar alimentos com o mesmo sabor, textura ou temperatura;

Não tolerar a junção de textura;

Engasgar-se ou ter vómitos frequentemente;

Tolerar apenas alimentos com sabores pouco intensos;

Não gostar de cheiros commumente indiferentes – ou mesmo agoniar-se.

 

O Terapeuta Ocupacional é o profissional que irá ajudá-lo a compreender os padrões sensoriais que estão a interferir na alimentação e encontrar as melhores estratégias para a sua família, garantindo experiências positivas com a comida.

Quando procurar um TO

SINAIS DE ALERTA 

 

Baixo nível de atenção/concentração.

Dificuldades em compreender ordens.

Dificuldades perceptivas visuais, tácteis e auditivas.

Dificuldades de discriminação espaciais (esquerda/direita, cima/baixo).

Dificuldades de motricidade fina (grafismo e preensões).

Dificuldades na sua autonomia (vestir-se, comer, higiene).

Rejeita/evita algumas texturas.

Baixa tolerância à frustração.

Medo de equipamentos de parques infantis.

Entre outros…