nutrição

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. O psicólogo é o profissional que procura compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico.

A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo. Nas crianças/jovens, a intervenção psicológica incide nos problemas/ distúrbios que por vezes surgem no decurso do desenvolvimento e que poderão ter consequências na vida adulta do indivíduo.

áreas de intervenção

Adultos

 

Uma consulta de nutrição começa por uma avaliação dos seus hábitos e objectivos a atingir. Segue-se de uma avaliação do estado e composição corporal, com recurso à BIA e às medidas tradicionais, e a um cálculo de necessidades energéticas e metabólicas com atenção ao seu quotidiano, finalmente é elaborado um plano alimentar adaptado à sua vida, aos seus gostos e aos seus horários.

 

Após a primeira Consulta de Nutrição em que é elaborado o plano alimentar, deve haver um acompanhamento com esclarecimento de dúvidas, com uma avaliação corporal de forma a saber a evolução e serão feitos os ajustes e alterações necessários ao plano inicial. A frequência das consultas de seguimento dependerá dos objectivos e da disponibilidade de cada um.

 

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Esta avaliação é feita com recurso a uma Bioimpedância Eléctrica, que vai avaliar a capacidade do seu organismo resistir à passagem de uma corrente eléctrica. O tecido gordo, magro e água resistem a esta passagem de formas diferentes, assim o analisador da composição corporal – BIOIMPEDÂNCIA ELECTRICA (BIA) – vai medir a passagem da electricidade fornecendo os valores precisos da quantidade de Massa Gorda, Massa Magra, Gordura Visceral, Massa Óssea e Água que compõem o seu peso corporal (por membro e tronco e global).

Este exame é indolor e é a melhor forma de iniciar um plano alimentar adequado e adaptado às suas necessidades.

Pediatria

 

Sabe-se actualmente que a alimentação materna durante a gravidez e a amamentação bem como a alimentação da criança durante a infância tem uma forte influência na morbilidade e mortalidade durante a idade adulta. A maioria das doenças crónicas e das causas de morte em Portugal poderia ser prevenida apenas com uma alimentação e hábitos de vida saudável.

 

É na infância que é adquirido o gosto e preferência por determinados alimentos e são criados os hábitos alimentares, que nos acompanharão para o resto da vida. A acrescentar que uma correta nutrição de uma criança é um fator importante para melhorar o rendimento escolar. A dieta de uma criança precisa de um planeamento adequado uma vez que as necessidades são elevadas (a criança está a crescer e tem uma atividade física intensa), o apetite é normalmente reduzido e os hábitos alimentares inconstantes.

 

Em caso de doença, desde a diabetes infantil às doenças genéticas ou metabólicas, a alimentação torna-se ainda mais importante chegando muitas vezes a influenciar a progressão da doença, pelo que é crucial garantir um aporte correto. Na consulta de nutrição não só é estabelecido um plano alimentar como são definidas estratégias para facilitar as rotinas do dia-a-dia e a alimentação.

 

Por vezes é necessário encontrar uma alternativa à alimentação oral – Nutrição Entérica ou Parentérica. Este tipo de alimentação não é razão para alarme é apenas necessário adaptar a rotina e a alimentação a estes modelos de forma a assegurar que são fornecidos todos os nutrientes necessários.a.