Uma consulta de nutrição começa por uma avaliação dos seus hábitos e objectivos a atingir. Segue-se de uma avaliação do estado e composição corporal, com recurso à BIA e às medidas tradicionais, e a um cálculo de necessidades energéticas e metabólicas com atenção ao seu quotidiano, finalmente é elaborado um plano alimentar adaptado à sua vida, aos seus gostos e aos seus horários.
Após a primeira Consulta de Nutrição em que é elaborado o plano alimentar, deve haver um acompanhamento com esclarecimento de dúvidas, com uma avaliação corporal de forma a saber a evolução e serão feitos os ajustes e alterações necessários ao plano inicial. A frequência das consultas de seguimento dependerá dos objectivos e da disponibilidade de cada um.
AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Esta avaliação é feita com recurso a uma Bioimpedância Eléctrica, que vai avaliar a capacidade do seu organismo resistir à passagem de uma corrente eléctrica. O tecido gordo, magro e água resistem a esta passagem de formas diferentes, assim o analisador da composição corporal – BIOIMPEDÂNCIA ELECTRICA (BIA) – vai medir a passagem da electricidade fornecendo os valores precisos da quantidade de Massa Gorda, Massa Magra, Gordura Visceral, Massa Óssea e Água que compõem o seu peso corporal (por membro e tronco e global).
Este exame é indolor e é a melhor forma de iniciar um plano alimentar adequado e adaptado às suas necessidades.