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PSICOLOGIA

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. O psicólogo é o profissional que procura compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo. Nas crianças/jovens, a intervenção psicológica incide nos problemas/ distúrbios que por vezes surgem no decurso do desenvolvimento e que poderão ter consequências na vida adulta do indivíduo.

PSICOLOGIA CLÍNICA    |    PSICOLOGIA EDUCACIONAL

AVALIAÇÃO MENTAL DO DESENVOLVIMENTO MENTAL COM AS ESCALAS DE RITH GRIFFITHS

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL | NEUROPSICOLOGIA

PSICOLOGIA CLÍNICA


A psicologia clínica é uma profissão que engloba a avaliação psicológica, o aconselhamento, a orientação vocacional e a psicoterapia. É comum a psicoterapia com crianças ser breve por estarem em constante mudança e precisarem apenas de um apoio para ultrapassar determinado acontecimento das suas vidas, facilitando assim o desenvolvimento psíquico de forma harmoniosa. Noutros casos em que existe um diagnóstico de uma perturbação grave, o acompanhamento deverá ser prolongado.

SINAIS DE ALERTA


O seu filho/a tem andado muito triste.

Não se consegue concentrar nas aulas.

Os professores queixam-se que ele “não consegue parar quieto”.

Os resultados escolares que tem obtido não correspondem às capacidades que parece ter.

Aparenta ter uma baixa auto-estima.

Tem muita dificuldade em respeitar as regras, em casa e/ou na escola.

A sua família está a passar por uma fase complicada, que pensa que poderá estar a afetar a criança/jovem.

ACOMPANHAMENTO


Uma vez terminada a avaliação, poder-se-á revelar pertinente prosseguir para um acompanhamento psicológico da criança/jovem, no sentido de ajudá-la a superar determinadas dificuldades, contribuindo para a promoção de um desenvolvimento harmonioso. Nas crianças e jovens, a intervenção é realizada de forma lúdica, através de jogos e atividades que lhes sejam agradáveis ao mesmo tempo que permitem trabalhar as áreas/questões necessárias.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL


O psicólogo educacional estuda os pensamentos e ações envolvidos nos momentos de ensino ou aprendizagem, que ocorrem em ambientes de educação formal ou informal. Neste sentido, a atuação do psicólogo educacional tem como objetivo a potenciação de aprendizagens e a eliminação das barreiras a esta. Atualmente reconhece-se que o psicólogo educacional investiga e intervem ao nível da cognição, aprendizagem, motivação, das diferenças individuais, mensuração das competências e capacidades humanas, do currículo, entre outros. O papel e funções do psicólogo educacional são inseparáveis do seu contexto de atuação. Este poderá atuar em contextos de educação formal e informal; de grupo ou individuais, centrados no indivíduo ou no sistema.

AVALIAÇÃO


As crianças/jovens têm uma forma própria de exprimir as suas dificuldades e emoções, não o fazendo da mesma forma que um adulto.

Assim, o processo de avaliação psicológica reveste-se aqui de uma importância fundamental, sendo o seu objetivo principal usar técnicas que permitem compreender o funcionamento psicológico da criança/jovem (avaliando o seu estado cognitivo e emocional), que ajudem a perceber um problema específico ou um mal-estar atualmente existente.

CORPO CLÍNICO
DRA. CATY PINTO DOS SANTOS

Área de Intervenção | Psicologia Clínica

Áreas de Diferenciação | Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência; Perturbações do Neurodesenvolvimento

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – cédula n.º 16097


FORMAÇÃO
Licenciada em Psicologia – Variante Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica (Pré-bolonha).
Pós-Graduada em Intervenção Psicológica em Contexto Escolar.
Pós-Graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência.
Formada em Perturbações da Ansiedade – Diagnóstico e Intervenção.
Formada em Intervenção com Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: organização de atividades e construção de materiais.
Formada em WISC-III: Da avaliação à interpretação clínica.
Curso Avançado de Dislexia.
Curso Prático em Orientação Vocacional.
Curso de Formação em Hiperatividade e Défice de Atenção – Avaliação Psicológica em crianças.
Curso de Formação em Metodologias práticas de intervenção Snoezelen na criança com necessidades educativas especiais.
Utilizadora certificada e reconhecida pela ARICD (Association for Research in Infant and Child Development) das Escalas de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths.
Certificado de Aptidão Profissional de Formadora.
Realização de Supervisão Clínica, na vertente cognitivo-comportamental e integrativa, desde janeiro 2013.
Curso de Formação Inicial da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 


RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL
2005 Colaborou no projeto: Criação e construção de material lúdico e terapêutico (para avaliação e intervenção psicológica), aplicado junto das crianças vítimas do tsunami no Sri Lanka (em missão humanitária do CeFIPsi).
2005-2006 Psicóloga estagiária no Centro Comunitário de Vialonga.
2006-2007 Psicóloga estagiária no Lar de Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco S. Francisco de Assis da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa.
2009-2010 Psicóloga voluntária no “Projeto 49”.
2009 a 2016 Psicóloga Clínica na Associação Infante de Sagres.
2019 a 2021 Psicóloga no Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa.
Desde 2015: Psicóloga Clínica e Diretora Técnica no Passo a Passo | Centro de Desenvolvimento.

DRA. MADALENA FERREIRA DE LIMA

Área de Intervenção | Psicologia Educacional

Áreas de Diferenciação | Dificuldades de Aprendizagem em Crianças e Jovens; Perturbações do Neurodesenvolvimento

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – cédula n.º 14520.


FORMAÇÃO
Licenciada em Psicologia – Especialização em Psicologia Social e das Organizações.
Mestrada em Psicologia Educacional.
Utilizadora certificada e reconhecida pela ARICD (Association for Research in Infant and Child Development) das Escalas de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths.
Certificado de Aptidão Profissional de Formadora.


RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL
2011-2012 Colaborou no projeto com o objectivo de acompanhar crianças desfavorecidas em relação à aquisição da linguagem escrita de modo a que estas conseguissem recuperar e acompanhar os colegas de sala de aula.
2005-2013 Psicóloga Social e das Empresas.
2015-2016 Psicóloga Educacional na Associação Infante de Sagres.
Desde 2015 Psicóloga no Passo a Passo | Centro de Desenvolvimento.

DRA. FRANCISCA CASTRO

Área de Intervenção | Psicologia Clínica

Áreas de Diferenciação | Psicoterapia Psicodinâmica na Infância e Adolescência; Consultoria do Sono Materno-Infantil

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – cédula n.º 18709.


FORMAÇÃO

Mestrado em Psicologia Clínica.
Curso Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio.
Curso Psicopatologia do Adolescente Avaliação, Diagnóstico e Intervenção.
Curso Prático em WISC-III: da Avaliação à interpretação Clínica.
Curso Prático de Orientação Vocacional.
Curso de Consultoria do Sono Materno-Infantil.
Curso Avançado de Dislexia.
Formação em Avaliação Psicológica da Criança.
Formação Intervir nas Rotinas em Intervenção Precoce (com crianças dos 0 aos 6 anos).
Formação em Promoção da Saúde Mental na Gravidez e Primeira Infância.
Realização de Supervisão Clínica, na vertente dinâmica, desde 2014.
Mentalinzing and Mentalization Based Treatments with Children, Young People and Families – An Introduction.


RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL
2012-2013 Psicóloga estagiária no Centro de Saúde de Oeiras (Estágio académico).
2013-2014 Psicóloga estagiária no Centro de Cooperação Familiar Creche e Jardim-de-Infância “O Botãozinho” (Estágio profissional para integração na Ordem dos Psicólogos).
2014 Psicóloga Clínica no Projecto CLIC: Cognição e Linguagem em Crianças Portuguesas com Implante Coclear – Instituto de Ciências da Saúde Universidade Católica Portuguesa.
2014-2015 Psicóloga Clínica na Associação Infante de Sagres.
2015-2016 Psicóloga Clínica na Saúde ao Quadrado e no Colégio Santiago.
2016 Psicóloga Clínica no Projecto à Volta das Emoções – Programa de Promoção de Competências Socio-Emocionais em Creche e Pré-escolar.
2017-2019 Psicóloga Clínica na Academia 100% Estudo.
Desde 2015 Psicóloga Clínica em contexto particular.

DRA. SARA CARVALHAL

 Área de Intervenção | Psicologia Clínica

Áreas de Diferenciação | Psicoterapia Psicodinâmica na Adolescência e Idade Adulta

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula nº11627


FORMAÇÃO Licenciada em Psicologia Clínica, vertente Dinâmica e Sistémica (pré-Bolonha). Pós-Graduada em Psicoterapia da Criança e do Adolescente, com trabalho final sobre Identificação ao Agressor. Mestre em Psicologia da Saúde e da Família, trabalho realizado e publicado sobre metodologia Photovoice (Strengthening Vulnerable Families pela editora Nova Science Publishers, Nova Iorque 2008). Certificado de Competências Pedagógicas do formador (antigo CAP). Acreditada enquanto formadora pelo Ministério da Educação nas áreas de Concepção eGestão de Projectos, Educação para a Saúde e Orientação Vocacional. Supervisão Clínica. Consultora de projectos de intervenção comunitária e desenvolvimento local: territóriosvulneráveis, famílias multidesafiantes e interculturalidade.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde 2005 Psicóloga Clínica de Crianças, Adolescentes e Adultos: Avaliação Psicológica, Diagnóstico Clínico, Orientação Vocacional e Profissional. 2006-2010 Psicóloga Clínica no Parque de Nómadas (actual Centro de Estágio Habitacional de Coimbra) e no Projecto “Coimbra, Cidade de Todos” da Iniciativa Comunitária EQUAL, na Associação Fernão Mendes Pinto. 2010-2011 Psicóloga Clínica no Projecto “Animar o Bairro” do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira, na Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. 2011-2012 Psicóloga Clínica no Projecto “Psicoterapia nas Escolas”. 2012 Psicóloga Clínica no projecto “Porta Aberta” na Escola Secundária de Amora. 2012 a 2015 Psicóloga Clínica no projecto “Há Escolhas no Bairro” e “Há Escolhas no Bairro – E5G” do Programa Escolhas, na Associação Mediar. Desde 2012 Formadora na área Comportamental, Soft Skills, Empreendedorismo, Estratégias e Metodologias de Intervenção. Desde 2014 Co-fundadora e consultora na Glocaldecide – Associação para a Democracia, A Cidadania e O Desenvolvimento.

DRA. JOANA DUARTE

Área de Intervenção| Psicologia Educacional

Áreas de Diferenciação | Orientação Vocacional, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, Intervenção psicológica em contexto escolar

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – cédula n.º 11725


FORMAÇÃO Licenciada em Psicologia – Variante Psicologia da Educação e Orientação Vocacional (Pré-bolonha).
Pós-Graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência.
Formada em WISC-III: Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças.
Curso Avançado de Dislexia.
Curso Prático em Orientação Vocacional.
Curso de Formação Inicial de Formadores.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde 2004-2005 Psicóloga Estagiária no Colégio do Sagrado Coração de Maria
2006-2007 Psicóloga/Animadora Sociocultural no Agrupamento de Escolas de S. Vicente – Telheiras
2006-2008 Psicóloga Educacional no Instituto de Orientação Vocacional – Lisboa
2007-2009 Formadora na área comportamental
2008-2012 Psicóloga/Técnica de Encaminhamento/Técnica de RVCC no CNO da Escola
de Hotelaria e Turismo de Lisboa
2008-2013 Sócia e Psicóloga Educacional na Bem Me Quero – Clínica da Saúde e da
Educação – Paço d’Arcos
2015 até ao momento Psicóloga Educacional no Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa
2015 até ao momento Psicóloga no Hospital da Cruz Vermelha – Lisboa

DRA. DIANA GOMES

Área de Intervenção| Psicologia Clínica

Áreas de Diferenciação | Parentalidade; Infertilidade, Prematuridade e Gravidez Múltipla; Psicoterapia na Idade Adulta

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula nº007351


FORMAÇÃO Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde;
Formação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Aconselhamento e Psicoterapia com
Crianças e Adolescentes, pela APTCC;
Formação em Terapia Familiar pela SPTF;
Experiência em contexto institucional e prática clínica com crianças, adolescentes e adultos.
Estudo nas áreas da parentalidade, relações familiares, depressão, ansiedade, infertilidade e prematuridade; psicologia do desenvolvimento, parentalidade consciente.

DRA. MÓNICA LEMOS


Área de Intervenção | Neuropsicologia

Áreas de Diferenciação | Neuropsicologia Pediátrica; Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – cédula n.º 004442


FORMAÇÃO
1997-2001: Licenciatura em Psicologia clínica na área cognitivo comportamental
2012: Mestrado em Psicologia da educação
Entre 2009 e 2012:
Pós graduação em Neuropsicologia de Intervenção
Pós graduação em Neuropsicologia Pediátrica
Pós graduação em avaliação e reabilitação neuropsicológica
Formadora certificada, autora do projeto de formação “O cérebro vai à escola”, na área Mente, cérebro e educação.


RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL
2003-2008: coordenadora da equipa de intervenção precoce de Montijo/Alcochete.
2005-2010: psicóloga da equipa do CRI da Cerci de Lisboa.
Desde 2007: intervenção na área da psicologia clínica e neuropsicologia na Clínica Pediátrica Pequeno dói dói e Centro Médico do Montijo.
Desde 2010: psicóloga da equipa do centro de apoio à aprendizagem do Colégio Pedro Arrupe.

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO
COM AS ESCALAS DE DESENVOLVIMENTO
MENTAL DE GRIFFITHS

As Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths têm o objectivo de compreender o desenvolvimento psicomotor global da criança e as aquisições realizadas nas áreas mais importantes do seu desenvolvimento:
Locomoção | Permite avaliar a motricidade global da criança, incluindo o equilíbrio, a coordenação e o controlo dos movimentos;
Autonomia/Socialização | Avalia as competências da criança na realização de actividades da vida diária, o seu nível de independência e a sua capacidade para interagir com outras crianças;
Audição/Linguagem | Avalia a linguagem receptiva e expressiva da criança, ou seja, a compreensão e expressão linguística;
Coordenação Olho-Mão | Permite avaliar a motricidade fina, a destreza manual e as competências visuo-perceptivas;
Realização | Avalia as capacidades visuo-espaciais, a precisão e a velocidade de realização.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O NOSSO

PROGRAMA

1ª Sessão
Entrevista pessoal e questionário inicial

Sessões Intermédias
Aplicação de testes psicológicos
(de avaliação de aptidões, interesses
profissionais e personalidade)

Última Sessão
Entrega do relatório e discussão
dos resultados obtidos com
o jovem e pais/encarregados de educação

Cada um de nós tem decisões vocacionais para tomar e problemas vocacionais para resolver, já que em várias fases da vida todos temos de lidar com decisões ou problemas deste tipo. Numa época como a nossa, em que os jovens são confrontados com um número cada vez maior de desafios, a orientação escolar e profissional assume uma importância cada vez maior, quer na preparação dos jovens face à complexidade do sistema educativo, quer nas suas articulações com o mundo do trabalho.

Chegados ao final do 9º ano ou do Ensino Secundário, os jovens são confrontados com escolhas fundamentais. Qualquer que seja o caminho que desejem/pensem seguir (ingresso no ensino superior, entrada na vida ativa, formação profissional,…), é natural que surjam dúvidas e indecisões, revelando-se de grande importância que o jovem tenha algum apoio quanto a esta processo decisivo que deverá ser ponderado e realista. Nesse sentido, o papel do orientador será o de possibilitar ao indivíduo o seu auto-conhecimento, assim como a identificação dos seus interesses e a definição do seu projeto de vida, sendo igualmente sua função esclarecer situações face à escolha do futuro do sujeito, tendo em conta o contexto histórico e as situações locais onde se dá esta escolha.

Num processo de orientação vocacional, para além de se pretender orientar e capacitar o educando no conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses e aspirações, dá-se a conhecer a realidade sobre as oportunidades do mundo do trabalho, bem como consciencializar os alunos acerca das aptidões e habilidades necessárias requeridas para o exercício das diversas profissões, orienta-se ainda o aluno para a escolha vocacional que melhor se ajuste a cada um. Assim, atualmente, o processo de orientação profissional deixou de ser visto apenas como um auxílio na escolha de uma ocupação, passando a ser considerado como parte integrante do processo de busca da identidade pessoal de cada um.

NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia Pediátrica pretende dedicar-se ao estudo da associação entre o funcionamento cerebral, o comportamento e as funções cognitivas em crianças e adolescentes com um desenvolvimento normal ou atípico.

A consulta integra avaliação neuropsicológica e intervenção ao nível da estimulação das funções fragilizadas, por meio de treino cognitivo. Este treino incide em áreas como a atenção/concentração, memória, cálculo, planeamento, coordenação  óculo-motora, sendo realizado através de metodologias lúdicas e/ou de programas computorizados. 

A consulta está indicada para situações de atraso do desenvolvimento, perturbações do neurodesenvolvimento, quadros neurológicos, perturbações comportamentais com dificuldades de controle do impulso, dificuldades de aprendizagem, etc.